Favorites

segunda-feira, 21 de março de 2011

Bomba Relógio

A busca incessante pelo uso da cocaína leva pesquisadores ao estudo do causador da dependência ou da reincidência no uso da droga. Esse post é um alerta ao uso abusivo da droga, alvos causadores da dependência e o processo de recaída ao seu consumo.
Na ultima década tem crescido o número de usuários de cocaína no Brasil, sendo que a região sul/sudeste ocupa uma maior prevalência.
A cocaína é um alcalóide extraído da folha de coca psicoestimulante, pode ser consumido de várias formas, como pó (inalada), pedra ou crack (fumada), dissolvida em água (injetada endovenosa), a forma de consumo vai distinguir o tempo para ação e a duração das respostas provocadas, o estímulo constante da droga traz a sensação de euforia, ainda responsável pela regulação da dor, excitação, medo.
Ela tem o poder de alterar os pensamentos, inibir o apetite, promove a excitação dos movimentos, ousadia, desinibindo o usuário.
O consumo constante de cocaína leva o cérebro a danos irreparáveis.
Por vários efeitos "bons" que a cocaína oferece, quando você para de consumir a droga, os efeitos são contrários aos que eram obtidos quando consumida. Logo vem, a irritabilidade, depressão, nervosismo, inquietação, enfim. Então em períodos de "abstinencia", moleculas (neurotransmissores) responsáveis pela ansiedade, são aumentadas, o que leva a esses efeitos acima.
A recaída ou relapso na cocaína pode acontecer a partir de um uso abusivo da droga, ou simplesmente a utilização uma vez, ocorrendo a dias, meses, ou até anos da última vez consumida. A exposição a certos estímulos ambientais pode influenciar a extinção ou a reposição de comportamentos aprendidos, levando a recaída dependendo do contexto ambiental sofrido. Por exemplo: amigos com quem eu consumia a droga, quando eu parar de usar, preciso me afastar deles também, para que eu não veja eles, e lembre meu cérebro de que quando estava com eles eu consumia a droga, e assim o meu cérebro associar esse consumo e a "fissura" aumentar.
Estudos feitos em animais, comprovam que depois que a droga foi retirada, quando há uma reexposição num ambiente onde remete a lembrança da droga, leva o indivíduo à procura pela droga.
Tem se estudado muitas drogas farmacológicas para modular neurotransmissores excitatórios, gerando um um impedimento à reincidência na procura pela cocaína. Enquanto isso não acontece, o EX usuário de cocaína vive em uma bomba relógio, não sabendo quando terá uma recaída novamente.

Eu confio em Deus, no poder do Espírito Santo, e no nome doce de Jesus. E Sua palavra nos diz: “E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará.” João 8:32
Jesus disse: Eu sou o caminho, a VERDADE, e a vida. João 14:6

Se alguém que você conheça tem problema com isso, somente confia em Deus.
Esse post é parte do meu TCC (trabalho de conclusão de curso), quem quiser saber mais sobre o assunto, comente!

beijokkkkkkkkkas

Nenhum comentário:

Postar um comentário