Favorites

quinta-feira, 10 de março de 2011

Deveria ter ficado calada!

Quem nunca disse essa frase?!
Nossa, particularmente é a frase que eu mais uso, meu Deus as vezes me dá desespero que eu falo alguma coisa inapropriada, mas é tão espontâneo que acaba fugindo do nosso controle.
Por que isso acontece? Por que não temos o autocontrole e dizemos algo indesejável causando constrangimento?
Certa vez, Freud publicou um estudo que falava da nossa falta de controle com relação a nossa mente, chamado de genville, que refere-se justamente a uma ação executada contra nossa própria vontade. Outros pesquisadores psicólogos chegaram ao fim dos seus estudos comprovando que se tivermos duas informações no nosso cérebro a serem executadas a sinergia dessas informações podem entrar em descompasso, fazendo com que esses "erros irônicos" se sobressaiam, principalmente quando estamos estressados, agitados, ou quando necessitamos realizar duas ou mais tarefas complexas, ao mesmo tempo.
Ah então perae, não podemos fazer mais de duas coisas ao mesmo tempo!? SIM, podemos, não é questão da execução das coisas e sim dos pensamentos. Porque em condições normais, um sinalizador interno detecta pensamentos inapropriados (porque eles são inadequados ao contexto ou porque nós estamos ocupados com outra tarefa e naquele momento é melhor deixá-los de lado). Esse sinalizador emite um alarme suprimindo o pensamento indesejável, esse controle mental faz com que continuemos a nos concentrar em outras coisas, evitando a REVELAÇÃO dos tais pensamentos.
Exemplo: Estou falando com uma amiga sobre meu novo namorado, quando acontece algo que desvia minha atenção, para que eu não seja desagradável em qualquer comentário que eu venha fazer o meu controle mental minimiza esse pensamento, fazendo com que continue minha linda história.

Espero que a partir de HOJE possamos dominar nossa mente... rs... controlar nossa boca pra não ter que usar a tão conhecida frasee: “teria sido melhor eu ter ficado calada”

BeijooKKKKKKas

2 comentários:

  1. Oi Miga, gostei da matéria. Aliás, esse mês estamos homenageando Winnicott no meu site, mas mês que vem é mês de Freud. Você será bem-vinda a ler nossa matéria.

    Winnicott também agregará muito aos seus conhecimentos.

    Ah, já votei na sua enquete. Só arruma o "que" da frase que estão com as letras trocadas...

    beijos e adoro

    ResponderExcluir
  2. kkkkkkkk...nem me fale dessas tais situaçõees ! as vezes causamos constrangimento à pessoa que estamos conversando..ou à nós mesmoos ! mais adoreei saber disso Kazinha.. nossa mente eh muito perfeita.. nosso Deus eh muito perfeitoo !


    beijinhoos..

    ResponderExcluir